quarta-feira, 15 de junho de 2011

A escravidão no Brasil

A escravidão teve início desde a metade do século XVI, mas não devemos dizer que o ato em si de escravizar veio somente com os portugueses, os índios que habitavam o Brasil e outras partes escravizavam os índios da sua própria tribo até os guerreiros que para o Cacique não tinha nenhuma serventia, e quando os portugueses chegavam exibindo os produtos da coroa Portuguesa, seda, fumo, bebidas eles trocavam pessoas por mercadorias. Os portugueses vendo tudo aquilo quis tirar proveito da situação, Brasil terra boa pra plantar e colher, mão-de-obra já escrava.
Expandindo os seus horizontes, os negros e suas colônias na África foram alvo certo. A maioria eram capturados como animais, vendidos como se estivessem vendendo uma carroça.
Surgiam os barões do café, que mantinham os negros em suas senzalas de portas fechadas e na maioria das vezes, acorrentados. E se desobedecessem iriam para o tronco, levavam no seu lombo negro e machucado muitas chibatadas enquanto isso os seus “donos” se enriqueciam com o trabalho de seus escravos.
Cultivavam escondido dos feitores e dos seus senhores suas origens culturais. Com fim da escravidão a abolição da escravatura libertaram muitos negros das senzalas, das correntes, do açoite, mas não trouxeram para aqueles negros o que eles tanto procuravam quando fugiam para os quilombos, a liberdade seguida por uma qualidade de vida melhor.
Esperavam com acarta de alforria encontrar algo mais, que encontraram foi descaso das outras pessoas, as necessidades que não foram supridas, enfim não encontraram um lugar nesse mundo de cores, onde ser negro faz toda a diferença.

Um comentário: